Óscar Gaspar será o cabeça-de-lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal de Vagos, no âmbito das Eleições Autárquicas de 2017.
Vaguense, 48 anos, casado e com 2 filhos.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro. Trabalhou na banca de investimentos e na banca comercial. Assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado do Orçamento (1999 e 2001). Membro do Conselho Fiscalização do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social. Administrador da Metro-Mondego, SA (2001-2004). Colaborador da Iberdrola. Assessor Económico do Primeiro-Ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011. Foi assessor económico do Secretário-Geral do PS e depois Diretor de External Affairs da Merck Sharp & Dohme. Desde Outubro de 2016 é Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.
É membro da Direção da CIP e vice-presidente do Conselho Estratégico Nacional de Saúde da CIP, membro do Conselho Fiscal do Health Cluster Portugal e coordenador do Grupo de Health Policies da UEHP – União Europeia de Hospitalização Privada.
Membro dos Conselhos Consultivos do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Entidade Reguladora da Saúde e membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde sobre Turismo Médico.
Em Vagos é membro fundador do Grupo de Teatro Fantástico, é sócio da Palavras Lidas (proprietária do jornal O Ponto), é presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Vagos e membro do Conselho Fiscal da Mais Vagos. É deputado do PS na Assembleia Municipal de Vagos.
Óscar Gaspar afirma que “É necessário dar um novo impulso à Assembleia Municipal de Vagos, para que seja um verdadeiro espaço de debate saudável e produtivo entre os representantes dos munícipes, tendo sempre em vista o desenvolvimento do concelho e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, é estimulante integrar um projeto do PS, cuja candidatura à Câmara Municipal é liderada pela Dra. Ana Maria Vasconcelos, a quem reconheço a competência e a experiência decisivas para um trabalho autárquico credível e orientado para o progresso do concelho“.
Sobre as escolhas dos cabeças de lista do PS Vagos à Câmara e à Assembleia Municipais, Bruno Julião, Presidente do PS Vagos, afirma que “É uma honra contar com ambos nesta candidatura. O que fizemos foi muito simples: convidámos os cidadãos Vaguenses mais bem preparados para exercerem as funções às quais se candidatam. São dois prestigiados cidadãos Vaguenses, reconhecidos dentro e fora do concelho. Sobretudo para os cargos públicos devemos escolher as pessoas mais competentes, os melhores profissionais”.