SEMANA SOCIAL DO PS VAGOS

PS VAGOS HOMENAGEIA IPSS’S E SUGERE PRÉMIO DE BOA PRÁTICA e AQUISIÇÃO DE ALGUNS BENS E SERVIÇOS EM CONJUNTO

Ao longo desta semana o PS Vagos visitou as IPSS’s do concelho, pelo apreço particular que tem pela área social. É nosso dever conhecer in loco e homenagear o trabalho que as IPSS’s desenvolvem no domínio social, prestando serviço público às comunidades. No momento do PS Vagos definir uma estratégia para esta área, o papel das IPSS’s deve ser potenciado, por intermédio de parcerias com os poderes públicos. Com as visitas verificámos que o seu apoio à comunidade é insubstituível e que complementam o Estado de forma competente.

Outro fator positivo é o facto de as suas valências operarem na maior parte dos casos numa lógica complementar entre instituições (sobretudo pela abrangência geográfica de cada uma), apesar dos diferentes pormenores de gestão que cada Direção nos apresentou. Neste domínio, também é positiva a gestão criativa que vão aplicando no dia-a-dia, não só no sentido da sustentabilidade financeira, como pela multiplicação de diferentes tipos de pequenas iniciativas para ir ao encontro das necessidades globais das comunidades, ou para darem respostas específicas a situações de maior fragilidade social – conhecemos aliás várias situações que exigiram às IPSS a adoção de regimes de exceção em casos muito sensíveis do ponto de vista social. Por isso, é importante aliás manter os dados sobre a situação social do concelho permanentemente atualizados, o que requer diagnósticos rigorosos da realidade atual, assentes em dados fiáveis e em modelos capazes de a explicar.

Naturalmente que o clima de algum constrangimento financeiro que algumas instituições sofrem pode conduzir a uma atitude mais concorrencial do que complementar. E assim, pudemos também constatar que a crise e a austeridade tornaram mais complexas as respostas das IPSS. Admitindo que há um esforço por parte da Câmara Municipal para pagar as suas dívidas para com as instituições, é particularmente de reforçar que é nestas alturas que mais se justifica o partenariado entre a Ação Social autárquica e as IPSS’s. A criação de uma plataforma, para quem quiser aderir, para se fazerem aquisições de bens e serviços em conjunto será porventura uma forma descer alguns custos.

Apesar de já haver cooperação em algumas matérias, a Rede Social pode servir mais ainda para a partilha de boas práticas entre as instituições e de criação de mais atividades em conjunto, numa lógica onde todos podem sair a ganhar. Também algumas práticas já existentes podiam aliás ser públicas e disponibilizadas no espaço da internet da Rede Social. O PS Vagos deixa ainda uma sugestão à autarquia para a atribuição de um prémio de boa prática de intervenção social ao projeto mais inovador e útil à comunidade, que possa preferencialmente ser replicado pelas várias instituições. Assim se motivaria a partilha, a disseminação da implementação de iniciativas que concorram para a melhoria dos serviços prestados, em prol de uma intervenção social cada vez mais proactiva e inclusiva.

As IPSS’s de Vagos têm também a particularidade de servirem as comunidades de várias formas. Seja no âmbito de programas de formação, seja também para manter parte da economia local em funcionamento pelo requerimento de bens e serviços à comunidade local, pelo emprego de recursos humanos locais que também se estabelecem nas freguesias e recorrem por isso aos negócios locais.

Cabe-nos por isso reafirmar a necessidade de ajudar as IPSS’s a manterem a sua sustentabilidade e motivá-las a manter a sua ligação às comunidades e porque também há a ambição de algumas IPSS’s, que nos pareceu bem sustentada e merecedora de apoio do Estado, não só para consolidar estruturas, mas também para crescer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s