VAGOS SOFRE MAIS

(título e notícia do Jornal de Notícias)
 
Preço da água aumenta até 20% na região de Aveiro
AVEIRO AdRA mantém tarifa em Aveiro e Albergaria e aumenta em 8 concelhos. Maior subida em Vagos

OITO dos dez municípios que integram a Águas da Região de Aveiro (AdRA) vão ter a água mais cara no próximo ano (ver infografia), com aumentos que variam entre 0,3% (Ovar) e 20% (Vagos), segundo apurou o JN.

 
Apenas em Aveiro e Albergaria o tarifário (que inclui o saneamento) não sofrerá alterações, para além da taxa de inflação.
A diferença insere-se no plano de harmonização tarifária acordada em 2009 entre as autarquias e a Águas de Portugal (AdP) aquando da criação da AdRA, de forrím a que, entre 2010 e 2014, houvesse uma convergência no preço pago pela água, que variava significativamente entre os 10 municípios, alguns dos quais vendendo a água abaixo do preço do serviço, suportando a autarquia o prejuízo.
Assim, para que, em 2015, o preço seja igual nos 10 concelhos, quem pagava menos vai sofrer maiores aumentos em 2013. É o caso de Vagos, onde as famílias que gastam o consumo médio (7m3) vão pagar mais 2,80 euros por mês. Na Murtosa, Ílhavo e Sever do Vouga, o aumento será de 2,20 euros (mais 13% a 14% relativamente a 2012). Segue-se ÁGUEDA, com mais 2,07 euros (mais 13%), Estarreja com 1,70 euros a mais na fatura mensal (10% de aumento) e Oliveira do Bairro com 1,65 euros (9%).
Excetuando Aveiro e Albergaria, que já têm as tarifas mais altas e que, por isso, não sofrem aumentos, a subida mais baixa será em Ovar, com um aumento de seis cêntimos (mais 0,3%). Ovar terá, em 2013, a última atualização tarifária.
IPSS e empresas de fora
O Conselho de Administração da AdRA decidiu igualmente não aumentar o preço da água para as instituições particulares sem fins lucrativos e clientes não domésticos pelo facto de o tarifário limite acordado, já ter sido atingido este ano.
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s